top of page
ART / LAUDO DE INSALUBRIDADE - PERICULOSIDADE - LTCAT - PPRA - PCMAT - PCMSO - SEGURANÇA DO TRABALHO - PPP - PREVIDENCIA SOCIAL

LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR 

LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR
LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR

            Laudo Técnico Pericial de Radiações Ionizantes - NUCLEAR                     

( Ambiente de Trabalho /  Maquinários / CONTAINERS de MORADIA / CONTAINERS de EXPORTAÇÃO e IMPORTAÇÃO )

LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR
LAUDO DE DETECÇÃO DE RADIAÇÃO NUCLEAR

Definição de Radiação Ionizante:

Fonte: Intituto Nacional do Cancer ( INCA )

 

Radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons (INCA, 2021).

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. 

Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque. Trata-se de um gás natural, sem cheiro, cor ou sabor, que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho (INCA 2021, 2012). Uma vez inalado, o radônio é depositado no trato respiratório e está associado ao câncer de pulmão, sendo a segunda causa deste depois do tabagismo (WHO, 2016). Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás.

 

Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

 

O risco de câncer proveniente dessa exposição depende da dose, da duração da exposição, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação.

FORMAS DE EXPOSIÇÃO:

No trabalho:

  • Indivíduos que trabalham na indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (instituições médicas ou laboratórios); trabalhadores em minas subterrâneas de hematita, pela exposição ao radônio.

Ambiental:

  •  Todos nós somos expostos a diferentes intensidades de radiação que inclui aquelas provenientes de fontes naturais ou produzidas pelo homem.

 

PRINCIPAIS EFEITOS À SAÚDE:

Efeitos agudos:

  • Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses.

Efeitos crônicos:

  • A radiação pode causar alterações no DNA. O câncer também é considerado um efeito da exposição à radiação, já tendo sido observadas as associações conforme o quadro a seguir:

 

CANCER EM HUMANOS:

1 - Raio X e Raios Gama - Glândula salivar, esôfago, estômago, cólon, pulmão, ossos, mama, bexiga, rim, pele, cérebro e sistema nervoso central (SNC), tireoide e leucemia.

2 - Partículas alfa - Pulmão e leucemia.

3 - Partículas Beta - Tireoide, leucemia, glândula salivar, osso e sarcoma.

LAUDO TÉCNICO DE RADIAÇÃO IONIZANTE - NUCLEAR

1 - Objetivo:

Laudo Recomendado para o correto planejamento das atividades que serão desenvolvidas em ambientes de trabalho, de forma a diminuir as doses individuais, o número de pessoas expostas e a probabilidade de exposições acidentais, garantindo desta maneira, condições satisfatórias de habitabilidade e funcionamento de todos os sistemas prediais envolvidos. 

2 - Considerações Iniciais:

Todos os compartimentos da edificação devem ser inspecionadas para que continuem desempenhando as funções a que foram preconizadas, minimizando risco de exposição as radiações ionizantes prejudiciais ao ser humano;

 

3 - Metodologia:

Análise da edificação, objeto de perícia, está baseada de forma não destrutiva e identificadas no relatório técnico, tendo como resultado, à análise técnica do fato ou da condição relativa à exposição, mediante a verificação “in loco”, voltado sempre para o enfoque da segurança e preservação da vida humana;

 

4 - Escopo do Laudo:

Atestar conformidades dos elementos e sistemas construtivos, relativas a importantes exigências técnicas legais, determinadas pelas Normas Técnicas da NBR / ABNT e Legislações Brasileiras pertinentes.

5 - Procedimentos Técnicos:

Perícia Técnica com Equipamentos apropriados de Peritagem;

Elaboração de Laudo / Parecer Técnico;

Relatório Fotográfico;

Emissão de ART de Engenheiro Responsável;

6 - Profissional Habilitado:

Eng. Perito Judicial em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho;

7 - Principais Clientes:           

Pessoas Físicas / Jurídicas, Clínicas Médicas, Clinicas Odontológicas, Industrias e Ambientes de trabalho com risco eminente de exposição as radiações prejudiciais ao Ser Humano.

8 - Condições de Pagamento:

Pessoa Jurídica: 15 Dias / Boleto Bancário / Cartão de Crédito;

Pessoa Física: à vista ou 3X sem juros no Cartão;

9 - Prazo Médio de Entrega:

 3 - 5 Dias Úteis após PERÍCIA TÉCNICA;

bottom of page